Li Mendi: Saiba mais sobre a nova autora parceira


É com muito prazer que lhes apresento a mais nova parceria do Uma Leitora Anônima para o ano de 2015: a autora Li Mendi. Desde seus quatorze anos, ela escreve por pura paixão livros de romance. Atualmente, é casada, trabalha e ainda consegue ser dona de casa. Quer saber um pouquinho mais sobre ela? Leia abaixo.

Entrevista com a autora

1. Para começar, gostaria de falar do início de sua carreira. De onde surgiu a iniciativa de se tornar uma escritora?
Eu cresci ouvindo meu pai contar histórias para eu dormir. Isso criou em mim uma paixão por aquele universo de imaginação que ele elaborava na hora para mim. Depois, fui estudar em uma escola de freira e levava muitos livros para casa para ler. Deitava na cama e lia dezenas deles. Não tinha internet naquela época, nem computador. Depois dos 16, eu ganhei meu primeiro pc, mas, a internet era discada e bem ruim de usar. Então, nesse contexto, um querido professor de história, Roberto, trouxe um recorte de revista e me indicou um concurso de redação da Revista Época. Eu ganhei um livro no concurso (Dom Casmurro). Depois, participei de vários outros concursos e ganhei até um computador do Jornal O Globo. Foi demais. Assim, decidi fazer jornalismo, mas, não trabalhei muito tempo com Redação. Estudei publicidade na mesma faculdade, onde me formei de novo. Mas, desde os 16 anos, eu escrevia em muitos cadernos e dava para as amigas lerem. Em 2007, depois de muitos blogs que eu falava sobre minha vida e pensamentos, eu criei meu primeiro blog de livro. Por aí foi. Hoje, estamos na era das redes sociais de livros, com widbook e wattpad bombando. Mas, no início, era mais rudimentar. Mesmo assim, bem divertido.

2. Como foi o processo para ganhar fãs e se tornar conhecida?
Eu entrei no Face não faz tanto tempo e hoje tenho mais de 6 mil fãs que me acompanham. Eles mandam muitas mensagens e e-mails e tento responder a todos. Alguns dividem suas vidas pessoais, pedem conselhos e viram amigos. Outros, escrevem para reclamar de alguma parte da história, para dizer que não gostaram da capa, do título, daquele personagem... Ou seja, é uma janela aberta a críticas também. Porém, muitas são bastante construtivas. Temos que ter essa maturidade para separar o que constrói ou não, senão, você desanima e acredita em tudo. O mais importante é não deixar subir a cabeça, manter a humildade, respeito e carinho por todos. Quando há eventos e recebo o abraço apertado de pessoas que estavam ansiosas por me conhecer, me sinto muito recompensada. Isso vale muito. Porque eu vou morrer um dia e tudo isso ficará aqui: livros, trabalhos. E o que será eterno é a mensagem impressa nos corações.

3. Qual foi o livro que você mais gostou de escrever?
Muito difícil, cada um teve uma emoção completamente diferente. Mas, posso dizer que me diverti muito escrevendo A verdadeira Bela. Usei de muito humor e isso me deixou leve. Mas, se perguntasse um personagem inesquecível, eu diria o Alan de Coração de Pelúcia.

4. Um conselho para quem quer entrar no mundo da escrita.
Não pense que ganhará muito dinheiro no começo. Se esse for o objetivo, poderá se frustrar. Faça um bom conteúdo, sente, elabore, gaste tempo planejando. Não escreva por escrever porque depois pode não gostar do resultado e o trabalho estará sendo falado na rede por todo lugar. Não há volta.

5. Além de escrever, você trabalha, é esposa e ainda tem que cuidar da casa. Fazendo tudo isso, ainda sobra tempo para você relaxar?
O segredo é o óbvio: organização. =) Acordo seis horas da manhã e faço meus trabalhos de escritora até às oito e meia. Vou ao trabalho e reservo a noite para coisas pessoais: pintar a unha do pé ou sair para o cinema, ver um seriado. É preciso ter equilíbrio. Durmo cedo para acordar cedo. É importante não ficar adiando. Tenho uma tarefa como “responder e-mails dos leitores”? Simplesmente abro e respondo, now! Coloco na agenda os itens prioritários e foco neles a ferro e fogo. E regra de ouro? Para fazer muito, pare de ser perfeita! Nada de mulher maravilha: faça e-mails curtos, mande mensagens objetivas, ganhe tempo. O ótimo é INIMIGO do Bom. Querendo fazer de forma super preciosa, não andamos e ficamos em montanhas de tarefas. É bom ter o dia de sair com as amigas, o dia das compras, o dia da praia. Não dá pra só escrever sem parar. Mas, eu sou bem máquina.

6. O que gosta de fazer em seu tempo livre?
Assistir seriados preferidos com meu marido e viajar.

7. Seus planos para 2015 (profissional e pessoal)?
Pessoal: quero buscar uma vida mais saudável. Comer bem e malhar todo dia sem qualquer desculpa. Preciso buscar uma vida cheia de saúde e vigor. Corpo são, mente sã. Profissional: já estou inscrita no meu segundo MBA, dessa vez na Fundação Getúlio Vargas. Vou publicar um novo livro e quero estar mais próxima dos leitores com conteúdos melhores.

8. Uma frase/lema que se tornou uma mantra pra você.
Faça seu cérebro o seu aliado e desprograme suas âncoras de pessimismo e fraqueza. (Sério, repito isso toda vez pra mim quando penso ou falo algo ruim. Procuro me elogiar, me incentivar e dar força. Temos que parar de ser nossos algozes.)

9. A vida sempre terá seus altos e baixos, mas você também tem de ser forte e correr atrás do que você quer. O que você diz para seus fãs sobre correr atrás de seus sonhos?
Correr atrás dos sonhos significa que a mochila não pode estar pesada. Então, vai ter que abdicar de preconceitos, de medos e ceder coisas na sua vida. Tem que abrir mão para que a mochila fique leve.

Livros publicados



Para ler os seus livros e-book, clique aqui.

Redes Sociais da autora

Estou muito feliz com essa parceria e, se depender de mim, colherá bons frutos! Em breve, resenhas dos livros de Li Mendi serão disponibilizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-me um recado! Eu retribuo viu


Layout: Bia Rodrigues | All Rights Reserved ©